Segurança em primeiro lugar.
As massas/pesos utilizadas nas extremidades do guidão servem para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações e vibrações, beneficiando inclusive a maneabilidade da motocicleta, não as retire!
A velocidade de cruzeiro ideal para uma motocicleta é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima, desde que dentro dos limites da via.
Motos esportivas foram feitas para andar rápido e é assim que os motoristas da estrada esperam que você reaja. Então não ande em velocidade muito baixa, caso contrário terá muitos sustos e surpresas com os carros, mas também não exagere, mantenha a velocidade compatível com a rodovia, seu conhecimento e experiência, mantendo a total segurança.
Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a visão dos outros veículos. Se for andar mais rápido, ligue o farol alto. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso ajudará os outros veículos a lhe notar no trânsito, aumentando a sua segurança.
Início da chuva é uma das horas de maior índices de acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com resíduos de óleo e poeira forma-se uma " borra" muito escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie somente o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio.
Em caso de pista molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nestas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.
Na chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto.
Na chuva, cuidado com poças de água. Podem esconder buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.
Quando o trânsito estiver parado, preste atenção nos pedestres que atravessam a pista fora da faixa de segurança.
Não fique muito perto de ônibus de turismo e interestadual, porque você pode virar o alvo da descarga dos banheiros.
Cuidado com a sujeira que se forma na margem da estrada. Pode-se escorregar ou levar pedrada de um veículo à sua frente que passa em cima da sujeira, mantenha distância deles se estiver próximo a margem.
Em congestionamento, é essencial para sua segurança manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo a 20 Km/h, pois com esta velocidade é possível ter reflexos mais rápidos para qualquer imprevisto que possam surgir. No trânsito sobrecarregado redobre a atenção e diminua a velocidade, pois os automóveis podem mudar de faixa sem prévia sinalização.
A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo sua postura e memorizando o trajeto a seguir.
Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já sabe pilotar muito bem e tem excesso de confiança. Um pouco de cautela e "medo" sempre ajuda muito.
Sempre permaneça em local visível aos motoristas. Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do automóvel a sua frente é ideal.
Ao trafegar por vias onde os veículos estão estacionados ou ônibus parados no ponto, diminua a velocidade prestando muita atenção, pois pedestres podem aparecer inesperadamente para atravessar a rua.
Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo se você estiver 101% com a razão. Devemos utilizar as motocicletas para nos locomover para o trabalho ou lazer e se estressar não vai adiantar.
O capacete é um equipamento obrigatório para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. E capacete aberto é só pra praia, andando a menos de 60 km/h.
A motocicleta deve estar em boas condições para trafegar, portanto, sempre faça manutenção na parte elétrica, mecânica e pneus mantendo-os sempre em ordem.
Faça uma inspeção periódica toda vez que for sair com sua motocicleta, verificando óleo, água, calibragem pneus, lubrificação da corrente, etc.
Quando for sair de moto tenha responsabilidade e se for levar alguém em sua garupa tenha o dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está em suas mãos!
Ao se deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas) em alta velocidade, procure frear até próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios soltos, deixando para frear após o obstáculo. O impacto do obstáculo com as rodas presas é maior.
Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma leve buzinadinha.
Quando cruzar com outros grupos ou colegas de estrada, cumprimente! Afinal, podemos nos encontrar mais tarde!
BOA VIAGEM!